1988... VASCO DA GAMA BI CAMPEÃO CARIOCA: No dia 22 de Junho de 1988, o VASCO conquistou o bicampeonato Estadual sobre os Urubus, o nosso primeiro bicampeonato na era Maracanã.

1º Turno (Taça Guanabara) - Foi disputado por 12 clubes em turno único. O Flamengo somou 18 pontos, contra 17 do Vasco e 16 do Fluminense, e se sagrou campeão. A polêmica ficou por conta do Clássico dos Milhões da 1ª rodada, em que o Flamengo vencia por 1 a 0 quando as luzes do Maracanã se apagaram e o VASCO deixou o gramado, passando a exigir uma nova partida. Somente ao fim do turno para “variar” o TJD confirmou a vitória rubro-negra na partida e, conseqüentemente, o título da Taça Guanabara.

2º Turno (Taça Rio) - Foi disputado por 12 clubes em turno único. O VASCP se sagrou Campeão ao derrotar o Fluminense por 2 a 1, de virada, num jogo emocionante na última rodada. O Gigante da Colina terminou com 19 pontos, contra 17 do Fluminense e 16 do Flamengo.

3º Turno (Taça Brigadeiro Jerônimo Bastos) - Participaram os 4 clubes mais bem colocados nos 2 primeiros turnos do Estadual: VASCO, Flamengo, Fluminense e Americano. O VASCO estreou vencendo o Americano por 1 a 0, depois empatou com o Fluminense por 1 a 1 e, na última rodada, venceu o Flamengo por 3 a 1, chegando a 5 pontos, contra 3 do Flamengo e 2 de Americano e Fluminense, e ficando com o título.

Decisão - Participaram Flamengo (Campeão do 1º turno) e VASCO (Campeão do 2º e 3º turnos), este último com um ponto de vantagem. Na primeira partida, o VASCO triunfou por 2 a 1. No segundo jogo, precisando apenas do empate para se sagrar campeão, venceu por 1 a 0, com o famoso gol de Cocada aos 44 do segundo Tempo. Foi a quarta vitória seguida do Vasco sobre o rival no campeonato.

VASCO: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Fernando, Mazinho, Zé do Carmo, Geovani, Henrique, Vivinho (Cocada), Bismarck e Romário. Técnico: Sebastião Lazaroni

MULAMBOS: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Edinho, Leonardo, Andrade, Aílton (Júlio César), Alcindo, Renato Gaúcho, Bebeto, Zinho. Técnico: Carlinhos


FORÇA JOVEM PRESENTE NA ENTREGA DAS FAIXAS: Vasco Bi Campeão Carioca com Gol de Cocada aos 44 do 2º Tempo, na entrega das faixas uma grande festa dentro e fora do gramado com direito a muito Chopp em São Januário. 


Em 1988, o então Presidente da TOV (Amâncio César) deu um depoimento ao Jornal dos Sports em relação à FORÇA JOVEM: Fundada em 19 de Fevereiro de 1970, na época em que a juventude procurava algo novo, em termos de Torcida. Tem como Padrinho o Velho Guerreiro Chacrinha e Madrinha a Danusa Leão (Jornalista, Escritora e Modelo).

SÓCIO NÚMERO 1: Agathyrno Silva Gomes

BENEMÉRITO NÚMERO 1: Eurico Miranda

SÓCIOS BENEMÉRITOS: Ruy Proença, Agostinho Taveira, Erasmo Carlos, Doris Monteiro, Neusa Amaral, Danilo Bahia, Washington Rodrigues, Dicró, José Cabral, Sérgio Cabral, Alberto Rodrigues. Agostinho Gomes, Sidney Amaral, Olivinha Carvalho, etc.

Foi a Torcida que lançou os estandartes e alegorias. Única Torcida que decorou o Maracanã.

Conquistou o Concurso do Jornal dos Sports com a frase: “De Hora em Hora o VASCO Melhora”.

Primeira Torcida a visitar Florianópolis, Estádio Serra Dourada, em Goiás, Curitiba e Mato Grosso.

A maior bandeira de 1.250m2, a Força Jovem abriu no Maracanã.

Única Torcida a comparecer em Minas Gerais no jogo decisivo VASCO x Cruzeiro em 1974.

Levou 99 ônibus a São Paulo, no jogo VASCO x Corinthians, 60 a Volta Redonda, 30 em Belo Horizonte no jogo VASCO x Cruzeiro.

Primeira Torcida a lançar à Fumaça Colorida no Maracanã. (OBS: Nesse ano a FJV tb foi a 1º Torcida do Brasil a levar SINALIZADORES para os estádios)

Tem filiados em várias Cidades Brasileiras: Brasília, Belém, Curitiba, São Paulo, Campos, etc.

Escolhida a melhor Torcida do Rio vários anos seguidos.

Para entrar na Torcida, basta adquirir a camisa e a carteirinha nos jogos.

Procurar: Valéria Cravo e Lídia (Venda das Camisas) ou Suely (Carteirinha)

A FORÇA JOVEM tem como Diretoria 1988: Presidente: Ely Mendes; Diretores: Roberto Monteiro, Alonso, Alexandre, Omar, Suely, Paulo César, Lídia, Valéria Cravo, Vanda, Marcelo He-man, Buião, Bige, Belo, Armando, Deise e Lord.


A FORÇA JOVEM FOI ELEITA PELOS ESTUDANTES DA PUC, A MELHOR TORCIDA!!!

Durante o Campeonato Carioca, os Estudantes de Comunicação da PUC, realizaram uma Pesquisa para eleger as melhores Torcidas Organizadas, vejam o resultado:

1º FORÇA JOVEM DO VASCO
2º raça rubro-negra
3º garra tricolor
4º torcida jovem do botafogo

 Fonte: Jornal dos Sports 28 de Julho de 1988




Diferente do que é dito e escrito por aí, a amizade entre as Organizadas do VASCO e do PALMEIRAS não começou em 1988, nós já explicamos isso no tópico de 1979, no dia 25/09/1988 aconteceu um churrasco na Sede da Mancha Verde (Rua Padre Antonio Thomas), onde os componentes da FJV foram bem recepcionados, num clima de Paz e de Festividade, na parte tarde fomos juntos para o Morumbi, Palmeiras 2x3 VASCO (25/09/1988 – Brasileirão)








CAMISA DA FORÇA JOVEM 1988: Outra mudança na camisa, agora ela era toda branca com a gola em V e punho branco. Nas costas a palavra Força Jovem em preto. E também uma camisa preta com gola branca e listras finas brancas.



BANDEIRA DO CHACRINHA, O VELHO GUERREIRO: 1988


MÚSICA "O VASCO É O TIME DA VIRADA"

Desde o expresso da Vitória na década de 50, a Torcida do VASCO gostava de dizer com orgulho para os rivais que “O VASCO É O TIME DA VIRADA”... Mas essa afirmação, virou música no dia 29 de maio de 1988, o VASCO perdia para o fluminenC até os 35 minutos do segundo tempo, quando Vivinho e Bismarck garantiram a vitória e o título da Taça Rio, a partir do samba-enredo da Escola de Samba GRES Beija Flor de Nilópolis de 1978, “A Criação do Mundo na Tradição Nagô“, um componente da FJV (Henrique de Nova Iguaçu) adaptou o refrão que é cantado sempre nas VIRADAS DO VASCO.

“ÊÊÊ ÊÊÊ ÊÊÊ, OOO Ô
O VASCO É O TIME DA VIRADA
O VASCO É O TIME DO AMOR!!!”