1979... A FORÇA JOVEM juntamente com outras Organizadas do VASCO e também de outros clubes decidiu homenagear Ely Mendes com uma Placa de Prata por completar 10 anos de liderança da Torcida, sendo 1 ano na TOV em 1969 (Após o acidente de ônibus da Dulce no final de 1968), em 1970 o Presidente da FORÇA JOVEM Jorge Mello convidou Ely Mendes para liderar a recente criada Ala Jovem Guarda onde Ely ficou até assumir o cargo de Presidente da FJV no dia 19/02/1971.
Jornal dos Sports 24 e 25 de Junho de 1979
Jornal dos Sports 24 e 25 de Junho de 1979
Contrariando alguns “fanfarrões” que se dizem os “Idealizadores da União” entre VASCAÍNOS e PALMEIRENSES no final da década de 80, a verdade é que VASCAÍNOS e PALMEIRENSES sempre se deram muito bem desde a Década de 50, existem vários relatos de cordialidade entre os TORCEDORES, talvez pelo fato de serem Clubes de Colônia (Portugal e Itália) e sofrerem as mesmas perseguições e preconceitos da Imprensa Carioca e Paulista, os Vascaínos sempre foram bem recebidos no Palestra Itália, e os Palmeirenses sempre foram bem recebidos em São Januário, foi então que em 1979 Ely Mendes Presidente da FJV e Amâncio César Presidente da TOV decidiram reunir 300 Vascaínos e foram no Maracanã apoiar o Palmeiras contra o flamengo. Portanto, que fique bem claro para os mais jovens, a amizade entre Vascaínos e Palmeirenses vem desde a década de 50 entre as Colônias Portuguesas e Italianas, essa UNIÃO foi sacramentada em 1979 pelas Torcidas Organizadas (FORÇA JOVEM, TOV, TUP e INFERNO VERDE) e depois com o surgimento da MANCHA VERDE no dia 11/01/1983 essa relação ficou ainda mais forte!!!
A Revista Manchete Esportiva organizou um encontro das principais Torcidas Organizadas do Rio no Maracanã. Entre elas estavam: VASCO (FJV, TOV, Vaspanema), Flamengo (Torcida Jovem do Flamengo, Raça Rubro Negra, Flamor, Flaponte), América (Inferno Rubro), Fluminense (Fiel Tricolor, Young Flu), Botafogo (Torcida Jovem do Botafogo, Fogo Lito) entre outras. Bons tempos, a rivalidade ficava apenas na Arquibancada, onde a melhor Torcida era decidida no Grito, na Festa e não na Judaria...
Revista Manchete Esportiva 1979
As Torcidas de VASCO, Fluminense e Flamengo, com bandeiras enormes ocuparam o campo, fazendo evoluções para festejarem a chegada do Papai Noel para delírio da criançada. A FORÇA JOVEM (VASCO), A Torcida Fiel Tricolor (Fluminense) e a Torcida Jovem (Flamengo) fizeram um verdadeiro festival de bandeiras, sendo acompanhadas pelas torcidas nas arquibancadas.
Jornal O Globo 03 de Dezembro de 1979
A Torcida FORÇA JOVEM do VASCO confirmou não ter simpatia por Leão. “Se ele não jogar, não fará falta. Queremos Mazaropi”, disse seu Líder, Ely Mendes. Saudades da verdadeira FJV que se posicionava, hoje são os empresários quem escalam o Time do VASCO.
Jornal O Globo 11 de Dezembro de 1979
A FORÇA JOVEM não parava, sempre criava novas alegorias, sorteios de camisas autografadas pelos jogadores e óbvio organizava as caravanas para todos os jogos do VASCO!!!
Jornal do Brasil 21 de Julho de 1979
Jornal dos Sports 1979 / Jornal O Globo 1979
Jornal O Globo 1979 / Jornal dos Sports 1979
Roberto Dinamite é o maior Goleador da História do VASCO, porém, toda vez que estava no final do contrato ele sempre se fazia de vítima, foi assim em 1979 quando se transferiu para o Barcelona, não dando certo na Espanha ele fez leilão entre voltar para o VASCO ou Mulambada, o nosso clube teve que abrir os cofres para trazê-lo de volta em 1980, em 1989 ele voltou a fazer beicinho exigindo mais dinheiro, ficou de fora do timaço que o VASCO montou em 1989 e foi emprestado para a Portuguesa/SP, depois foi parar no Campo Grande/RJ... Se entre Julho de 2008 até Dezembro de 2014 quando foi Presidente do VASCO DA GAMA ele tivesse o mesmo zelo na hora de contratar, renovar ou demitir os mais de 160 jogadores que passaram pela gestão dele, talvez hoje "31/02/2019" o VASCO não estivesse nessa situação financeira caótica... Voltando em 1979, a FJV cobrava a falta de empenho do Dinamite dentro e fora de campo, não tinha esse papo de “passar a mão na cabeça de jogador ou de dirigente”, naquela época a torcida colocava o VASCO acima de tudo e abaixo de nada!!!
Jornal do Brasil 05 de Novembro de 1979
E assim a FORÇA JOVEM crescia dia após dia, e foram surgindo mais jovens componentes, entre eles: Antonio Braz, Helinho, Sandro, Alonso, Glauber, Henrique, Alexandre Cebola que se juntaram com a geração anterior Fernando Coelho, Joaquim Navalhada, Filé, Ben-Hur, Carlinhos da Cruzada, Mazinho, Beth, Tarcísio, Cláudio, Nanda, Márcia, Jonas, Fernando Acácio... Sempre com o apoio do Rogério Alves, Fernando Pitoso, Haroldo Affonso, Antônio Vicente “Fafá” e da Sueli Araujo que devam apoio para os mais novos. Essa era a essência da Torcida, os Veteranos e a Molecada juntos em prol do VASCO. Ely Mendes tinha um Sítio em Pedra de Guaratiba, na Estrada da Pedra 2757, perto da Antiga Rio-Santos, ele praticamente transformou em Sítio da FJV, sempre quando não tinha jogos do VASCO, uma galera ia para lá fazer Churrasco, Festa Junina, Aniversários dos Componentes, Soltar Pipa, Jogar Baralho, Sinuca... Existia uma camaradagem, um respeito, éramos de fato uma FAMÍLIA!!!
























