1987... A PMERJ decidiu criar uma fronteira separando as torcidas que antes subiam misturadas no Portão 18 do Maracanã, a Polícia Militar decidiu que os Vascaínos se concentrassem na Rampa da UERJ e a Mulambada na Estátua do Bellini. A partir daí, quem passava com a camisa de outro clube nesses locais, acabava sendo agredido pela torcida rival, aumentando ainda mais a rixa. Portanto, a Rampa da UERJ (Vulgo: ESQUELETO) virou um Território Hostil para os nossos inimigos.
Desde o 1º Rock in Rio em Janeiro de 1985, de maneira aleatória alguns componentes que curtiam o Iron Maiden foram desenhando o "Eddie" nas Camisas da FJV, em 1986 a FJV fez a Bandeira do Eddie com fogo na mão (The Number of the Beast), e em 1987 fizemos o Eddie com a Espada (Maiden Japan), e aos poucos a FORÇA JOVEM adotou o Eddie como símbolo da nossa Torcida. “Nem precisava, mas teve um concurso para escolher qual era o Melhor Mascote das Torcidas do Brasil e a FJV ganhou disparado com o Eddie”. Disse Marcelo He-Man numa entrevista em 2002.
O GOL DO BALÃO: Um pouco antes da bola rolar, o Maracanã já estava lotado com mais de 114 mil pessoas, dentro da FORÇA JOVEM soltaram um balão que aos poucos começou a subir, bateu na marquise e ficou preso algum tempo, ameaçou pegar fogo, tensão na Torcida do VASCO, foi se movimentando lentamente, até conseguir desgarrar da marquise do Estádio, vibração entre os Vascaínos, só que ele pegou pouca altura e começou a descer, vibração na Torcida da Mulambada, ele atravessou todo o campo e quase caindo, aquele silêncio na Torcida do VASCO, foi caindo e acabou entrando no gol do outro lado do Estádio, exatamente onde fica os Urubus, foi um Explosão na Torcida do VASCÃO, parecia que tinha acontecido um gol, e a FJV começou a cantar: “DA-LHE, DA-LHE, DÁ-LHE VASCO, DA-LHE, DA-LHE, DÁ-LHE VASCOO, DA-LHE, DA-LHE, DÁ-LHE VASCOOO SEREMOS CAMPEÕES”!!!
VASCO CAMPEÃO ESTADUAL pela 16° vez na história, desta vez a edição de 1987, numa final contra o Flamengo, onde o cruzmaltino venceu 1 a 0 gol do Tita. O Campeonato foi disputado por 12 equipes no total, em dois turnos. o torneio foi organizado pela FERJ. Com o VASCO conquistando a Taça Guanabara, o Bangu a Taça Rio e o Flamengo a taça Euzébio de Andrade, o vencedor da competição sairia de um triangular e, com duas vitórias sobre estes adversários, os vascaínos se sagraram campeões.
FASE FINAL:
02/08/1987 – VASCO DA GAMA 4-0 Bangu
05/08/1987 - Bangu 0-1 Flamengo
09/08/1987 - Flamengo 0-1 VASCO DA GAMA
flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Aldair e Aírton; Andrade, Júlio César e Zico (Alcindo); Renato (Kita), Bebeto e Marquinho. Técnico: Antônio Lopes
VASCO DA GAMA: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Fernando e Mazinho; Henrique, Luís Carlos (Vivinho) e Geovani; Tita, Roberto e Romário. Técnico: Sebastião Lazaroni
















